top of page

 Relatórios

 

 

  • 16 Fevereiro - 22 Fevereiro

 

 Tarefa: Continuação da revisão bibliográfica  

 

 

  • 23 Fevereiro - 8 Março

 

 Tarefa: Familiarização com Softwares de análise de voz já existentes

 Descrição: Utilização dos Softwares Praat e Voice Studio, que têm como objetivo a análise e síntese da voz. Estes softwares  permitem a detecção de pulsos glóticos em sinais de voz e análise dos mesmos, fornecendo informações relativamente ao  Jitter,  Shimmer e HNR para esse segmento, assim como outros parâmetros acústicos. Fase de experimentação, em que  foram gravados e analisados segmentos de sinais de voz, familiarizando-me com conceitos  já  estudados e que fornecem  informações sobre as amostras de voz em análise, sendo exemplo disso os parâmetros acústicos. Exploração das  funcionalidades de cada um dos Softwares.

 

 

  • 9 Março - 16 Março

 

  Tarefas: 

  1. Análise das amostras de voz recolhidas anteriormente a partir do Praat e do Voice Studio

  2. Organização das amostras de voz

  3. Verificação das estatísticas obtidas para essas amostras de voz

 

 Descrição: Utilização de amostras de voz recolhidas em trabalhos desenvolvidos anteriormente e orientados pelo Professor  Aníbal Ferreira. Os participantes dos estudos ocorridos consistiam em cantores e docentes (com e sem treino vocal), de  ambos os sexos. Uma vez que já se encontram à disposição amostras suficientes (e suficientemente variadas), concluiu-se  que não seria necessário,  pelo menos nesta fase, recolher-se mais amostras de voz. As amostras de voz foram  organizadas segundo os seguintes critérios: profissão, treino (ou ausência) de treino vocal, e sexo dos participantes  envolvidos nos estudos. Utilização do Praat e do Voice Studio, de forma a analisar as amostras de voz existentes e a  comparar com as análises já realizadas nos estudos referidos. Verificaçãs das estatísticas globais obtidas em cada um dos  estudos e conclusões obtidas nos mesmos. 

 

 

  • 16 Março - 30 Março

 

  Tarefas:

  1. Projectar assistente para coaching vocal

  2. Familiarização com código base já existente

 

 Descrição: Discussão sobre os elementos principais que deverão constar no assistente (pitchmeter, indicador de  frequência fundamenta, de Jitter e de Shimmer, espectrograma), assim como de outros elementos de maior complexidade  a serem desenvolvidos em fases posteriores. Análise de código em C++ que desempenha já as funcionalidades mais  básica, de forma a concluir já sobre a melhor forma de o adaptar ao projecto pretendido, assim como quais as partes que  deverão ser alteradas aquando da implementação.

 

 

 

  • 30 Março - 13 Abril

 

  Tarefas:

  1. Organização e adaptação do código ao trabalho proposto

  2. Implementação: desenvolvimento de procedimentos computacionais capazes de efectuar a monotorização contínua de sinais de fala

 

 Descrição: Modificação do código de forma a adaptá-lo ao trabalho proposto (eliminação de partes que já não serão  utilizadas e organização do código). Desenvolvimento e alteração de código em C++ de forma a apresentar os sinais de voz captados,  de forma  contínua e de forma a que possa ocorrer uma monitorização em tempo real dos mesmos.

 

 

  • 14 Abril - 3 Maio

  

  Tarefa: Implemenação: apresentação do espectrograma   

  Descrição: Alteração e desenvolvimento de código em C++ de forma a obter-se o espectrograma dos sinais de voz  captados

© 2015 por Catarina Santos

bottom of page