top of page

Título: Assistente para Coaching Vocal

Áreas envolvidas: Telecomunicações, eletrónica e computadores Orientador: Aníbal Ferreira Instituição de Acolhimento: Faculdade de Engenharia da U.P.: Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores

 

Resumo: Comunicadores profissionais utilizam a voz como principal instrumento no exercício da sua profissão, estando assim mais sujeitos a desenvolver distúrbios de voz. São exemplos de comunicadores profissionais, jornalistas, políticos, professores e advogados. A avaliação da qualidade de voz é algo que ainda requer bastante estudo, não existindo actualmente uma forma consensual e universalmente aceite de o fazer. Dada a multidimensionalidade da voz, a sua avaliação deve ser realizada conciliando a análise acústica e objectiva do sinal com a análise perceptiva do mesmo. Neste sentido, os sistemas digitais têm vido a servir de auxilio a coaching vocais, permitindo analisar acusticamente os sinais de voz e conciliar essa análise com a avaliação perceptiva.

O principal propósito desta dissertação é o de criar uma aplicação para computadador que sirva de assistente ao coaching vocal e a partir do qual seja possível extrair informação relevante, tanto para diagnosticar patologias em comunicadores profissionais, como para auxiliar a colocação segura e eficaz da voz dos mesmos.

 

© 2015 por Catarina Santos

bottom of page